terça-feira, 13 de outubro de 2009

5 elementos

Cinco elementos ou movimentos

A Teoria dos Cinco Elementos (ou Movimentos), segundo Maciocia foi desenvolvida pela mesma escola filosófica que desenvolveu a Teoria do Yin e do Yang, ou seja, a “Escola do Yin-Yang”, algumas vezes chamada de “Escola Naturalista”, sendo seu expoente principal Zou Yan(350-270 a.C.). Inicialmente a Teoria dos Cinco Elementos tinha implicações políticas tanto quanto naturalistas . Os filósofos desta escolas eram estimados e temidos pois davam a entender que eram capazes de interpretar a Natureza sob a ótica do Yin-Yang e dos Cinco Elementos tirando conclusões políticas destes acontecimentos.
Apesar da conotação política, a Teoria dos Cinco Elementos apresenta muitas facetas. Os Cinco Elementos representam cinco qualidades diferentes do fenômeno natural , cinco movimentos e cinco fases das estações.Segundo Ysao Yamamura, a teoria dos Cinco Elementos ou Movimentos constitui o segundo pilar da filosofia e da Medicina Tradicional Chinesa. A concepção dos cinco elementos baseia-se na evolução dos fenômenos naturais, em como os vários aspectos que compõem a Natureza geram e dominam uns aos outros.
As características próprias dos fenômenos naturais podem ser agrupadas em cinco categorias diferentes que se encontra em constante movimento de geração e dominância entre si, constituindo o que foi denominado de Cinco Elementos (Movimentos). Assim:
Movimento Água – representa os fenômenos naturais que se caracterizam por: retração, profundidade, frio, declínio, queda, eliminação. Ponto de partida e chegada da transmutação dos Movimentos.
Movimento Madeira – representa o aspecto de crescimento, movimento, florescimento, síntese.
Movimento Fogo – representa todos os fenômenos naturais que se caracterizam por: ascensão, desenvolvimento, expansão, atividade.
Movimento Terra – representa os fenômenos naturais que traduzem por transformações e mudanças.
Movimento Metal – caracteriza os processos naturais de purificação, de seleção, de análise, de limpeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário