terça-feira, 13 de outubro de 2009

TAO

Tao significa caminho.
Nei Ching menciona o Tao como o “Caminho do Céu”, provavelmente lei ou fluxo da natureza onde não podemos entender a sua essência , mas apenas as suas manifestações. Três ou quatro séculos depois, no livro do sábio Lao Tzu, Tao Te Ching (Tratado do Caminho e da Virtude) deu ao termo Tao um significado importante. O Tao Te Ching não é um manual de filosofia, mas um livro de evocações poéticas e meditativas. Na primeira linha já diz “O Tao que pode ser seguido não é o caminho eterno, o nome que pode ser aplicado não é o nome eterno”. Para entender o Tao , deve negá-lo. Nós não podemos conhecê-lo ou entende-lo , mas compreender somente as suas manifestações . O Tao não é estático, mas dinâmico. Se temos que traduzi-lo, talvez a palavra mais próxima seja “ Força da Vida”.
As manifestações do Tao pode ser simbolicamente representada por um dos mais conhecidos ícones da nossa civilização , o Tai Chi (Supemo Pólo). Os livros antigos contam que o Tai Chi é a origem do Céu, da Terra e dos milhares de objetos. Divide o movimento e o repouso , o Yang e o Yin. Yin em movimento é o Yang. Yang parado é o Yin. Ambos se geram, se enfrentam, se transformam e se equilibram continuamente. E geram todos os objetos e fenômenos.
É dito que o “Tao do Céu e da Terra,o Yin e o Yang produzem milhares de objetos, o Tao do corpo , o Yin e o Yang nutrem todo o organismo“. No I Ching, “O Tai Chi gera dois aspectos - Yin e Yang -, os dois aspectos geram as quatro aparências que geram o Ba Kua ( 08 relações).Para os chineses, a existência do dualismo é constante no Universo e parece ser inerente a tudo. São duas forças contrárias e complementares. Não são dois elementos distintos mas dois aspectos complementares de uma mesma realidade. Nada é absolutamente Yin ou Yang. Todos possuem o Yin e o Yang. Nei Ching cita: ”no Yin existe Yang; no Yang existe Yin. Isto é claramente mostrado na esfera branca e preta do TAi Chi . São forças vitais imbricadas, uma não nega a outra.
Yin significa escuro e o tom da palavra é apagada. Yang significa claro e o tom da palavra é sonora . Entre o povo, tigre branco representa o Yin, a tristeza, o oeste e o entardecer. Dragão verde representa o Yang, o nascimento, o leste o amanhã . Entre os Taoistas existe a Mãe do Oeste e o Imperador de Jade do Leste (Shangai College,1996).Os taoistas enfatizam que ao traçar linhas horizontais, sempre cortará áreas escuras e claras, nunca somente escuras ou claras. Ao traçar diâmetros , sempre obtêm áreas equivalentes de escuro ou clara. Como o próprio Tao os sábios não tentam explicar o Yin ou o Yang. Zuan Tzu disse: “O apogeu do Yin é a passividade, do Yang é atividade”.
Tudo que existe foi produzido pela receptividade da Terra se oferecendo para o Céu e pela ação do Céu sobre a Terra. Na visão chinesa, o homem é o ponto de encontro entre o Céu e a Terra. Yin e Yang são produtos do Tao. Eles se influenciam , se aniquilam e se reproduzem. No Nei Ching se encontra “Yang e Yin correspondem ao Tao de Céu e da Terra...Céu se cria por concentração de Yang. Terra pelo acúmulo de Yin. Yin é calmo, Yang é movimento . Yang gera a vida , Yin a mantém e se impõe. Yang mata, Yin preserva. Yang se transforma em Yin para criar a vida”
O movimento das duas forças tende ao equilíbrio dinâmico (um equilíbrio estático leva a estagnação e a morte). O andar de uma pessoa simboliza bem este conceito, pois o caminhar é um constante desequilíbrio corrigido pelo movimento.
Prejuízos ocorrem quando uma das duas tendências se torna predominante em detrimento da outra. Secura é boa alternando com umidade, senão haverá escassez e fome, ou então enchentes e mortes. O Yin e o Yang não são nem bons nem maus. Somente quando há um predomínio excessivo que se torna perigoso. No corpo, todas as doenças são geradas pelo desequilíbrio do Yin e do Yang. Para tratar um doente, devemos tonificar as deficiências ou dispersas os excessos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário